image

04Maio,2021

Síndrome do Burnout

  • By

A síndrome de Burnout pode ser identificada com maior frequência em pessoas cujo trabalho envolve o contato com outras pessoas, como médicos, enfermeiros, cuidadores e professores, por exemplo, que podem desenvolver uma série de sintomas, como:

Sensação constante de negatividade: É muito comum que as pessoas que estejam a passar por esta síndrome sejam constantemente negativas, como se nada fosse dar certo.

Cansaço físico e mental: As pessoas com Síndrome de Burnout geralmente apresentam um cansaço constante e excessivo, difícil de recuperar.

Falta de vontade: Uma característica muito comum desta síndrome é falta de motivação e vontade para fazer atividades sociais ou estar com outras pessoas.

Dificuldade de concentração: As pessoas podem também sentir dificuldade em concentrar-se no trabalho, tarefas diárias ou numa simples conversa.

Falta de energia: Um dos sintomas que se manifesta na Síndrome de Burnout é o cansaço excessivo e a falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir na academia ou ter um sono regular.

Sentimento de incompetência: Algumas pessoas podem ter o sentimento de que não se estão fazendo o suficiente dentro e fora do trabalho.

Dificuldade para gostar das mesmas coisas: Também é normal que a pessoa sinta que já não gosta das mesmas coisas de que gostava anteriormente, como fazer uma atividade ou praticar um desporto, por exemplo.

Priorizar as necessidades dos outros: As pessoas que sofrem de síndrome de Burnout, costumam colocar as necessidades dos outros à frente das próprias.

Alterações repentinas de humor: Outra característica muito comum, são as alterações repentinas de humor com muitos períodos de irritação.

Isolamento: Devido a todos estes sintomas, a pessoa tem tendência em isolar-se de pessoas importantes na sua vida, como amigos e familiares.